A ARM e a Canonical, patrocinadora comercial do Ubuntu, anunciaram nesta quinta-feira que vão trazer o sistema operacional Ubuntu Desktop completo à arquitetura de processador ARMv7 para "suprir a demanda das fabricantes de dispositivos".
A adição do novo sistema operacional vai permitir novos netbooks e computadores híbridos, visando SoCs (systems on a chip, sistemas em um chip) de consumo eficiente baseados em tecnologia ARM, que levem uma experiência de computação móvel rica, sempre-conectada, sem comprometer a durabilidade da bateria.
Esta versão do sistema operacional Ubuntu Desktop será orientada à arquitetura ARMv7, incluindo os sistemas baseados nos processadores ARM Cortex-A8 e Cortex-A9. O suporte da Canonical a uma distribuição completa para ARM vai fortalecer o ecosistema de Linux para ARM e ampliar as oportunidades de alavancar a tecnologia ARM em mercados crescentes. Esta parceria realça ainda mais o suporte da ARM e da Canonical a iniciativas de código aberto e encoraja contribuições de comunidades chave incluindo as comunidades kernel Linux, Debian, GNOME e Mozilla. A distribuição Ubuntu ARM para desktops e netbooks vai ser disponibilizada oficialmente em abril de 2009.
Fonte:
Link
Colocada por: HelderSoares
-
17-11-2008
-
Comentarios: 0